O HACCP - Hazard Analysis and Critical Control Points, que pode ser traduzido como Sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos, é uma metodologia reconhecida internacionalmente e utilizada pelas entidades do sector alimentar. Este sistema foi inicialmente concebido nos EUA pela NASA de modo a garantir alimentos 100% seguros aos seus astronautas.
Com a publicação, em 1991, de "Orientações sobre a aplicação do HACCP" como uma forma de redução da contaminação microbiológica, pela Comissão do Codex Alimentarius, criada pela Organização Mundial de Saúde e pelo Fundo da ONU para a Alimentação para desenvolver padrões de segurança alimentar e directivas, o HACCP tornou-se aceite internacionalmente.
A Implementação e Manutenção do sistema HACCP são obrigatórias segundo o Regulamento (CE) 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de Abril.
O Centro Técnico de Desinfecções desenvolve um programa integrado do sistema HACCP com o Controle de Pragas no qual implementa os respectivos requisitos e estabelece os procedimentos necessários à sua manutenção;
- Estabelecimento de pré-requisitos para a implementação do Sistema HACCP;
- Análise e identificação de riscos químicos, biológicos e físicos;
- Elaboração de planos HACCP;
- Monitorização do Sistema / Serviços de Consultoria.
O sistema HACCP é uma importante ferramenta na protecção alimentar. Assim sendo, o método aplicado pelo Centro Técnico de Desinfecções consiste num método preventivo. A sua implementação previne/minimiza os riscos alimentares, através da eliminação ou redução da probabilidade de ocorrência de uma eventual toxinfecção alimentar. A análise de potenciais perigos para a saúde dos consumidores nas actividades do sector alimentar, a identificação das fases/ locais onde esses mesmos perigos podem ocorrer e a decisão de quais são críticos para a saúde do consumidor são os principais objectivos do Centro Técnico de Desinfecções.
A nossa metodologia permite que as entidades se focalizam nas fases e condições de produção críticos para a segurança alimentar, assegurando através do seu controlo que os seus produtos são seguros em termos de saúde dos consumidores.
A sua aplicabilidade é passível de adaptação às diferentes necessidades de gestão de cada entidade, aplicável a todas as fases da produção, transformação e distribuição de géneros alimentícios, independentemente do tamanho da organização.
Apesar das duas actividades serem distintas, apresentam muitos pontos comuns e complementam-se entre si. Isto porque, o Controle de Pragas é um pré-requisito do HACCP e este, por sua vez, é uma ferramenta essencial para rentabilizar a eficácia do Controle de pragas, sendo evidentes várias vantagens:
- Mais-valias comerciais;
- Compatibilidade e eficiência entre processos das 2 actividades;
- Clarificação de conceitos e normas perante entidades fiscalizadoras.
Os recentes incidentes relacionados com a segurança alimentar demonstraram que o controlo inadequado ao longo da cadeia de produção pode prejudicar as organizações envolvidas e causar graves consequências na saúde pública. Consumidores e governo exigem uma maior segurança dos Sistemas de Gestão Alimentar ao longo de toda a cadeia, desde os produtores primários até aos exportadores, de produtores de rações a restaurantes. Os clientes querem provas da segurança alimentar para assegurar que a sua organização continuará a satisfazer as suas necessidades a curto e a longo prazo. É um desafio, mas também uma oportunidade da qual as organizações podem beneficiar, diferenciando-se pela Qualidade.
A certificação de acordo com os princípios do HACCP melhora o seu Sistema de Gestão de Segurança Alimentar e a Qualidade do seu produto. Simultaneamente, demonstra o seu compromisso em produzir ou comercializar alimentos seguros, que pode ser particularmente benéfico em caso de inspecção por parte das autoridades reguladoras. Demonstrar um real compromisso com a segurança alimentar pode também transformar o produto, a imagem da organização e actuar como uma ferramenta eficaz na entrada no mercado, abrindo novas oportunidades de negócios em todo o mundo.