
Moscas
As moscas pertencem à ordem dos dípteros, insectos com ciclo de metamorfose completo. Existem inúmeras espécies sendo a mais frequente nas nossas latitudes a Mosca Doméstica.
Fisiologia

Biologia
Nos climas quentes, a Mosca Doméstica mantém-se activa e reproduz-se o ano inteiro. Até 12 gerações podem eclodir no espaço de uma estação, por vezes num clima tropical. Nas regiões frias, os nascimentos são interrompidos no Inverno. A fêmea põe entre 900 e 1.000 ovos em 4 a 5 vezes. As larvas, denominadas varejas, são postas e vivem no estrume, restos de alimentos, lixo doméstico e todo o tipo de materiais orgânicos em decomposição, dos quais se alimentam. Nestes meios, o fenómeno de fermentação gera calor que favorece a incubação do ovo e o desenvolvimento da larva (temperatura ideal de 45 a 50 C). As varejas, que temem a luz, mantêm-se profundamente escondidas e passam por 3 mudas. Em condições favoráveis (30 C e mais de 75% de taxa de higrometria), o ciclo de desenvolvimento demora apenas 7 dias (10 em média) e a duração da incubação é de 8 a 48 horas, em função das condições exteriores.A mosca vive algumas semanas (1 a 2 meses), excepto quando é levada a hibernar.
Habitat
A mosca tem um raio de acção impressionante, até 8 km. Os seus locais de predilecção são, além do meio rural, as casas, os locais iluminados, os caixotes de lixo, as lixeiras, os esgotos, as fossas sépticas e os mercados. Prefere o calor, o sol e a humidade e não suporta o vento.Perigos
A Mosca Doméstica incomoda animais e pessoas, não apenas em casas e estábulos, mas também nos lares de terceira idade, creches e hospitais. Pode provocar grandes infestações, extremamente perturbadoras, junto de criações e descargas.Alguns invertebrados minúsculos, como os ácaros, podem agarrar-se aos seus pêlos e ser transmitidos ao nosso habitat no caso de encontrarem um ambiente favorável e daí a importância da higiene.
A Mosca Doméstica pode transmitir vermes intestinais ou os seus ovos bem como doenças graves (disenteria, cólera, febre tifóide, gastroenterite, tuberculose). Ela pousa nos nossos alimentos depois de ter estado em contacto com bolores e materiais em decomposição. Liquefaz os alimentos regurgitando sucos digestivos e o conteúdo do estômago na substância alimentar e depois aspira este líquido através do aparelho bucal. É assim que pode transmitir-nos os seus endogermes.
A transmissão de germes patogénicos pode fazer-se também através dos seus dejectos.
Clique aqui para solicitar um orçamento grátis.